top of page
FOTO (30).jpg

|| PERGUNTAS
   FREQUENTES

Vamos compreender algumas
importantes questões aqui.

  Costumo dizer que cada pessoa tem as suas questões, sua história de vida. E todos nós, quando paramos para   olhar para a nossa história, percebemos processos e experiências com as quais temos mais dificuldades para lidar. 

 Quando as observamos, notamos que algumas produzem em nós emoções intensas, como ansiedade (muita   ansiedade), medos, raiva, frustração... E muitas vezes nós não sabemos o que fazer com isso, e acabamos usando   algumas estratégias ineficazes, que acabam nos prejudicando. 

 Algumas pessoas estão passando por momentos extremamente difíceis no presente. O fim de um relacionamento;    uma mudança profissional ou para outro país; relações familiares, de trabalho e/ou conjugais que não estão sendo   saudáveis; estresse! Muito estresse e ansiedade; outras pessoas percebem que estão mais tristes e deprimidas   ultimamente. Parece que a vida perdeu o sabor e a esperança. 

 Há quem me procure para compreender algumas questões da vida e porque tem certos comportamentos, quando   gostaria de agir de outra forma; outros querem apenas melhorar sua vida e desenvolver novas habilidades, ou lidar   com uma situação pontual. 

 Nem todas as pessoas tem um diagnóstico ou uma psicopatologia. E a terapia tem como objetivo contribuir com a   construção de uma vida mais significativa, bonita e acordada aos valores de cada pessoa. 

 Por que as pessoa procuram terapia? 

 A terapia é um processo colaborativo: nós trabalhamos juntos para compreendermos o que acontece em sua vida,   e como seus problemas emocionais e comportamentais se relacionam em seus dias. À medida que entendemos   essas questões, descobrimos outras perspectivas sobre elas, e passamos a buscar novas formas de lidar com isso.   Em um ambiente acolhedor e sem julgamentos, desenvolvemos uma relação honesta e ética que visa produzir as   mudanças necessárias para que você possa viver com mais qualidade de vida e bem-estar emocional. Com     bastante cuidado e atenção, o conhecimento técnico e teórico proporcionam as ferramentas necessárias para o   bom andamento desse processo. 

 Como a terapia ajuda? 

 A Terapia de Aceitação e Compromisso, ou ACT, é uma abordagem da psicoterapia que ajuda as pessoas a lidarem   com suas dificuldades emocionais de uma maneira diferente. Em vez de tentar eliminar ou controlar pensamentos,   sentimentos ou situações dolorosas, a ACT ensina as pessoas a aceitá-las como parte natural da vida humana.

 Em outras palavras, a ACT ensina que o sofrimento faz parte da experiência humana e que tentar evitar ou suprimir   esse sofrimento muitas vezes só o torna pior. Em vez disso, a ACT concentra-se em aprender a aceitar esses   sentimentos e pensamentos desconfortáveis, enquanto se compromete em agir de maneira significativa e em linha   com os valores pessoais. 

 Por exemplo, se alguém está lutando contra a ansiedade, a ACT não se concentra em tentar eliminar     completamente a ansiedade, mas sim em aprender a aceitá-la como uma parte normal da vida. Em vez de evitar   situações que possam causar ansiedade, a pessoa aprende a se comprometer em agir de acordo com seus valores,   mesmo na presença da ansiedade. 

 Em resumo, a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) ensina as pessoas a aceitar seus pensamentos e   sentimentos, enquanto se comprometem em agir de acordo com seus valores pessoais, promovendo assim uma   vida mais rica, significativa e satisfatória. 

 Com qual abordagem você trabalha? 

 É bem simples, porém com alguns cuidados importantes! No horário previamente combinado, acessamos uma plataforma de vídeo-chamadas para a realização do nosso encontro. 

 Para isso, você precisará estar sozinho(a), em um espaço com boa conexão de internet, onde você não seja   interrompido(a) ou escutado(a) por outras pessoas. Isso é bem importante para garantir o sigilo sobre as questões que você desejar trazer para nossa conversa. 

 Como funcionam as consultas online? 

 Isso depende! No início dos nossos encontros temos um período de avaliação e compreensão do contexto, para   entendermos melhor o que está acontecendo. A frequência dependerá dessa avaliação. Nosso objetivo sempre   terá como fundamento garantir a qualidade do processo, o que pode exigir maior frequência. Porém, normalmente   temos um encontro semanal, com duração entre 45... 50 min. 

 Qual é a frequência e duração dos encontros? 

 E quanto aos valores e pagamentos? 

 Em nosso primeiro encontro combinaremos isso com detalhes. Normalmente, o pagamento é feito uma vez por   mês, no início de cada mês. A data é combinada entre nós. 
Nos dias seguintes ao pagamento, você receberá a nota fiscal por e-mail, que poderá servir para dedução do   imposto de renda ou reembolso do plano de saúde, caso queira. 

bottom of page